logo-sindicato-rural-sao-jose-do-rio-preto
Clientes:
Date:agosto 30, 2017

Declaração do ITR 2017 termina em 29 de setembro

O prazo para apresentar a declaração se encerra no dia 29 de setembro.

O Sindicato Rural de São José do Rio Preto informa aos produtores rurais que o prazo para realizar a declaração do ITR (Imposto Territorial Rural) começou na segunda-feira (14/08).    Os agricultores terão até o dia 29 de setembro para regularizar-se junto à Receita Federal. O não cumprimento do prazo pode trazer problemas e multas.

O ITR é um tributo federal cobrado anualmente das propriedades rurais. Precisa ser pago pelo contribuinte que seja proprietário da terra, pelo titular do domínio útil ou pelo possuidor a qualquer título (inclusive o usufrutuário) de imóvel rural. Quem não está em dia com ele pode sofrer multas e sanções, como a não possibilidade de obter financiamentos ou realizar transações imobiliárias.

O Valor da Terra Nua é um dos principais itens da declaração do ITR. Do VTN, são deduzidas as áreas não tributáveis (áreas de preservação permanente, reserva legal e demais áreas de preservação ambiental), chegando ao Valor da Terra Nua tributável – VTNt, que é a base de cálculo do ITR, apurado por propriedade.

Esse número é feito com base na tabela de preços de terras atualizadas todos os anos pelas Prefeituras de cada cidade conveniada com a Receita Federal e pelo IEA – Instituto de Economia Agricola de São Paulo.

Declaração
A declaração pode ser entregue via internet ou por meios das mídias eletrônicas da Receita Federal. O Sindicato Rural de São José do Rio Preto fornece esse serviço aos produtores associados e aos não associados. Para isso, basta que o agricultor compareça ao sindicato munido da última declaração do imposto, dos documentos pessoais e dos da propriedade.

Os Associados do Sindicato Rural de São José do Rio Preto deverão entrar em contato e  agendar horário, através do telefone: (17) 3232-5115,  para preenchimento da declaração de 2017.